O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) terminou, na passada Sexta-feira, 3 de Outubro, em Kua Lumpur, capital da Malásia, a sua participação na 35ª Assembleia-Geral da Associação Internacional da Segurança Social (AISS), ou ISSA, na versão inglesa, que decorreu durante o Fórum Mundial de Segurança Social (FMSS).
Reunindo governos e os gestores da segurança social de todo o mundo, entre os dias 29 de Setembro e 3 de Outubro, naquele país asiático, considerado uma das maiores economias da região e do mundo, o INSS de Moçambique participou na votação que teve lugar para aprovar importantes emendas aos Estatutos da ISSA, a fim de reforçar a resiliência e a eficiência da governação da associação.
É convicção deste organismo autónomo integrado na Organização Internacional do Trabalho (OIT), que as alterações introduzidas a partir das lições apreendidas da pandemia da COVID-19 e dos avanços da tecnologia digital, os Estatutos modificados irão, a partir de agora, permitir aos órgãos estatutários da associação realizar reuniões virtuais e adoptar decisões por via electrónica, sempre que necessário. Outras emendas forneceram esclarecimentos sobre o procedimento de renovação do mandato do Secretário-Geral da ISSA e a introdução da delegação de voto nas reuniões da Mesa Directiva da Associação.
Segundo ainda com os mesmos resultados da assembleia-geral, os estatutos revistos entraram imediatamente em vigor, ou seja, desde o dia 30 de Setembro de 2025. As emendas reflectem o compromisso da AISS com uma governação moderna, transparente e resiliente.
De recordar que, aquando da abertura do evento, foi apresentado um informe do Secretário-Geral da agremiação, o brasileiro Marcelo Abi-Ramia Caetano, sobre as actividades da associação durante o triênio 2023-2025, onde se destacam as importantes conquistas da comunidade da AISS durante este mandato. Moçambique, através do INSS, faz-se representar por uma delegação liderada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Kabir Fahar Ibrahimo, integrando a directora do seguro social, Hermenegilda Maria Carlos, o delegado provincial do INSS em Sofala, Jaime Chicamisse, bem como Filomena Vaíla Lobato, do sector de estudos e cooperação.




