A ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Ângela Dos Anjos Ferrão Alane, instou, há dias, os funcionários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) na província do Niassa a prestarem maior atenção e a priorizar uma qualidade no atendimento aos utentes do sistema de segurança social obrigatório, que é gerido por esta instituição, dado que o cidadão é o principal destinatário dos serviços públicos que presta.
Ivete Alane fez este apelo durante a sua visita às instalações onde funciona a delegação provincial do INSS em Niassa, na cidade capital provincial, Lichinga, onde, na ocasião, foi recebida pelo respectivo delegado provincial, Edson Célio de Purificação Domingos, seguindo-se de uma interacção com os funcionários da instituição, durante a qual a governante sublinhou que o bom atendimento é um dever e um reflexo do compromisso da instituição com o bem-estar social dos cidadãos, ao mesmo tempo que reitou que o utente deve sentir-se respeitado e bem atendido em cada contacto com os funcionários.
A visita da titular da pasta do Trabalho, Género e Acção Social ao Niassa enquadrava-se nas acções de avaliação do desempenho institucional e de aproximação ao cidadão, visando garantir que os avanços alcançados se traduzam em satisfação do público utente dos serviços prestados e, para o caso vertente do INSS, os benefícios concretos para os contribuintes, beneficiários e pensionistas do sistema de segurança social.
Ainda em Niassa, a ministra do Trabalho, Género e Acção Social manteve encontros de cortesia com as autoridades provinciais, bem como visitas a outras instituições do sector, nomeadamente as instalações do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), do Centro de Mediação e Arbitragem Laboral (CEMAL) e da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT).





