MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, encorajou, na passada quinta-feira,13 de Novembro, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a continuar a reforçar as acções viradas à inscrição de trabalhadores por conta própria (TCP).

O encorajamento foi feito após visitar o _stand_ da instituição, instalada na feira alusiva à cerimónia central de lançamento da Campanha Agrária 2025/2026, em Mafambisse, distrito de Dondo, província de Sofala, no passado dia 13 de Novembro.

Durante a visita ao stand do INSS, o chefe de Estado manifestou satisfação com as iniciativas apresentadas pela instituição, tendo destacado a importância de expandir a proteção social para todos os cidadãos que exercem actividades económicas de forma independente. Na ocasião, Daniel Chapo recebeu explicação sobre o sistema gerido pelo INSS, incluindo a modernização levada acabo pelo sector.

Durante a exposição, a equipa destacada pelo INSS para o local inscreveu um total de 23 trabalhadores por conta própria. Na província de Sofala, à semelhança do que tem estado a acontecer em todo o país, o INSS vem recorrendo a diferentes mecanismos e eventos para a massificação da inscrição de trabalhadores que actuam no sector informal no sistema de segurança social, no caso vertente as feiras e exposições, de forma a garantir os direitos, reduzir a vulnerabilidade e promover a inclusão social e económica de todos os cidadãos.

Fora disso, a instituição tem vindo a reforçar campanhas de sensibilização, a modernização dos serviços e a criação de mecanismos mais simples para facilitar o registo deste grupo de trabalhadores. Como resultado, de Janeiro a Dezembro de 2025, foram inscritos 8.344 trabalhadores por conta própria, em toda a província de Sofala.