MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


Tendo em conta a dinâmica que se regista no mundo da tecnologia de informação e comunicação, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) juntou os seus técnicos, desde esta Segunda-feira, na cidade de Quelimane, província da Zambézia, para uma formação técnica dos utilizadores finais do INSS em segurança da informação e cibernética.

Trata-se de um evento que junta, até à próxima Sexta-feira, técnicos do sector de informática de todo o país e alguns delegados distritais do INSS, com o objectivo de discutir a segurança da informação e cibernética da instituição.

Eden Vilanculos, do departamento central de informática, falando na cerimónia de abertura da formação, em representação da direcção-geral do INSS, disse que a segurança da informação e cibernética é um tema que não é apenas técnico, mas sim estratégico, tendo em conta a necessidade da preservação da informação, uma vez que a sua protecção deixou de ser uma opção e tornou-se uma obrigação.

Na mesma ocasião, Eden Vilanculos apelou aos formandos para aprimorarem a sua capacidade na identificação de riscos, uma maior responsabilidade no manuseio da informação, bem como a disciplina no cumprimento das normas.

Já para a delegada provincial do INSS na Zambézia, Célia Sabonete, a formação em curso mostra-se pertinente para a instituição, numa altura em que se assiste um avanço no desenvolvimento e a utilização dos meios informação e comunicação em diferentes plataformas, o que torna necessária a utilização de ferramentas para a protecção da informação contra todos os riscos que se apresentam no mercado.