MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


Os contribuintes (empresas ou entidades empregadoras), beneficiários (trabalhadores) e os pensionistas do sistema da segurança social obrigatório no distrito de Liupo, na província de Nampula, deixam de percorrer 72 quilómetros, até ao distrito de Angoche, para acederem aos serviços prestados pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), após a inauguração, há dias, do posto de atendimento próprio na vila sede distrital.

A cerimónia de inauguração foi dirigida pelo secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, na qual participaram, igualmente, os pensionistas, contribuintes, beneficiários, parceiros sociais, líderes comunitários, a população local, entre outras individualidades.

Com a inauguração do posto de atendimento de Liupo, tal como foi reconhecido pelos pensionistas presentes na ocasião, não só encurtou a distância até ao anterior local de atendimento, Angoche, como também reduziu os custos operacionais, o tempo para o atendimento e de resposta às preocupações dos utentes dos serviços prestados pela instituição.

O secretário de Estado em Nampula, discursando por ocasião da inauguração do posto de atendimento em referência, assegurou que o acto enquadrava-se no Programa Quinquenal do Governo 2025 – 2029, na provisão de serviços de protecção social, para garantir uma maior inclusão social. Apelou, ainda, à população circunvizinha para que proteja o património ora inaugurado, pois o mesmo lhes pertence, alertando, ao mesmo tempo, para que ninguém, por alguma razão ou desinformação, o vandalize.

Com a inauguração do novo posto de atendimento no distrito de Liupo, de acordo com o delegado provincial do INSS em Nampula, Arrone Uamba, o número de distritos com a presença física do INSS passou para 13, nomeadamente com os 8 postos de atendimento construídos, 4 delegações distritais, para além da própria delegação provincial, na cidade capital, Nampula, perfazendo 56,5% da cobertura total dos serviços prestados na província de Nampula.