Mais de quinze mil crentes da igreja Ministério Evangelho em Acção (MEA), foram sensibilizados, há dias, sobre a importância da segurança social, no âmbito de acções de educação e consciencialização promovidas pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), através da Delegação da Cidade de Maputo, em coordenação com líderes daquela comunidade religiosa.
Para o efeito, a igreja liderada pelo Reverendo Luís Maposse, solicitou uma equipa técnica do INSS que teve como principal objectivo em reforçar o conhecimento dos crentes sobre os direitos e deveres para com o sistema de segurança social, com destaque para a inscrição como trabalhadores por conta própria (TCP), a regularização das contribuições e o acesso às prestações como pensões e subsídios.
Intervindo na ocasião, a delegada do INSS na Cidade de Maputo, Hortência Mucambe Banze, abordou temas ligados ao papel da segurança social na promoção da dignidade humana e do bem-estar das famílias, tendo destacado os benefícios com destaque para os subsídios por doença, maternidade e paternidade, as pensões por velhice e por invalidez, o subsídio de funeral e a pensão de sobrevivência para os familiares, em caso de falecimento do beneficiário, apoios que visam proteger o trabalhador e a sua família, promovendo dignidade, estabilidade e segurança financeira.
No local, os crentes manifestaram abertura e interesse em colaborar com o INSS na disseminação de informação correcta e acessível, reconhecendo a segurança social como um instrumento fundamental de justiça social.
Do trabalho realizado, resultou na inscrição de 38 crentes como TCP e emissão de 125 cartões de beneficiários (trabalhadores).
O INSS, ao nível da delegação da cidade de Maputo, reafirma o seu compromisso de continuar a realizar acções de sensibilização em diferentes segmentos da sociedade, com vista ao alargamento da cobertura da segurança social.






