MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) prestou, nesta sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026, apoio às famílias afectadas pelas cheias na região de Bobole, distrito de Marracuene, província de Maputo, num acto dirigido pela Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Ângela dos Anjos Ferrão Alane.

Trata-se de um apoio que vai beneficiar a mais de 800 pessoas que estão no centro de reassentamento 19 de Outubro, naquela região do País, numa iniciativa que se enquadra no âmbito do Programa de Acção Social e Sanitária do INSS, que visa responder a situações de emergência e reforçar a protecção social das populações.

Na cerimónia presenciada pelo governador da província de Maputo, Manuel Simão Tule, foram entregues bens de primeira necessidade e outros artigos essenciais, constituídos por 250 Kg de Arroz, 100 Kg de farinha de milho, 120 litros de óleo alimentar, 200 Kg de açucar, 200 barras de sabão, 120 latas de ervilha, 240 latas de sardinha, 100 Kg de carapau e 10 unidades de esteiras especiais avaliado em 119. 707,40Mt, destinados às vítimas acolhidas naquele centro de acomodação.

Falando na ocasião, a Ministra do Trabalho, Género e Acção Social destacou a importância da solidariedade institucional e apelou à união de esforços entre o Governo, instituições públicas, sector privado e sociedade civil para mitigar os impactos das cheias.

A cerimónia contou com a presença de dirigentes governamentais, parceiros institucionais e membros da comunidade beneficiária, que manifestaram o seu agradecimento pelo apoio recebido.

Refira-se que o INSS irá, no âmbito da acções visando a mitigação dos impactos causados pelas cheias e outros fenómenos naturais, conceder apoio aos afectados em todo o país no valor de 4.926.973,44,00MT.