O processo de implantação gradual do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), na fase de recebimento de contribuições, vulgo SISSMO Receita ou Arrecadação, decorre de 12 a 19 de Março de 2013 nas Delegações Provinciais de Sofala e Zambézia.
Para o efeito, sete técnicos dos Serviços Centrais e um da Delegação Provincial de Gaza, divididos em dois grupos compostos por quatro elementos, estão a prestar assistência àquelas Delegações Provinciais no processo de implantação do novo sistema moderno.
Com a implantação do SISSMO, todos os contribuintes pertecentes àquelas Delegações Provinciais do INSS, são obrigados a partir do mês de Abril a declarar as remunerações através do novo sistema e proceder ao pagamento de contribuições através de Bancos Integrados no Sistema de Transações Electrónicas (SITE) do INSS.
O SISSMO começou a ser implantado em Gaza, tendo abrangido sucessivamente as Províncias de Maputo-Província, Manica, Niassa e Inhambane. Falta ainda por concluir o processo em Tete, Cabo Delgado, Nampula e Cidade de Maputo.
De referir que com a implantação do SISSMO em todas as Delegações Provinciais do INSS estarão criadas as condições para o inicio da fase do SISSMO Pagamento.