Pensionistas da Segurança Social e funcionários do INSS ao nível da cidade de Maputo vivendo com HIV/SIDA passam a beneficiar do tratamento anti-retroviral, no quadro de um Memorando de Entendimento assinado na manhã de hoje, dia 17 de Março de 2014, entre a Delegação da Cidade de Maputo e a DREAM, um programa da Comunidade de Sant´Egidio, uma ONG religiosa italiana virada para a luta contra a SIDA.
A prevenção, mitigação do impacto e tratamento de HIV/SIDA consistirá no apoio dos pensionistas de Segurança Social em situação de vulnerabilidade, tendo em conta garantir que estes, à semelhança dos funcionários e suas famílias, tenham uma vida e saúde em condições favoráveis, inclusive a garantia de melhores condições sanitárias.
O programa estará virado a sensibilização das famílias afectadas e infectadas pelo HIV/SIDA para a luta contra a pandemia e transmitir aos funcionários do INSS uma esperança de vida positiva.
Está prevista ainda, no âmbito do acordo assinado, a organização de eventos sócio-sanitários e de formação profissional e cultural sobre a prevenção do HIV/SIDA.
A Delegação do INSS da Cidade de Maputo conta com 14.328 pensionistas, entre os quais de velhice, sobrevivência e invalidez. Possui ainda 160 funcionários.
O Memorando de Entendimento foi assinado pelo Delegado do INSS da Cidade de Maputo, Edilson Munguambe e pela Directora Executiva do Programa DREAM, Paola Germano.