Os funcionários da Delegação do INSS da Cidade de Maputo poderão frequentar, nos próximos tempos, cursos de curta e longa duração em matérias de interesse do INSS, no Instituto dos Estudos Laborais Alberto Cassimo (IELAC).
Para o efeito, a Delegação do INSS da Cidade de Maputo assinou na manhã de hoje, dia 26 de Março de 2014, um Memorando de Entendimento com a IELAC, instituição pública de ensino médio técnico-profissional tutelada pelo Ministério do Trabalho.
O acordo, com a duração de cinco anos, preconiza ainda à integração de estudantes finalistas do Curso de Economia do Trabalho da IELAC para um estágio pré-profissional não remunerado na Delegação da Cidade de Maputo, onde esta deverá receber e enquadrar os estudantes finalistas de acordo com o número de vagas disponíveis e em sectores que correspondam às suas necessidades de funcionamento.
Falando no acto da assinatura do documento, o Delegado do INSS da Cidade de Maputo, Edilson Munguambe, afirmou que a iniciativa representa uma mais valia, tendo em conta que materializa os pressupostos da Política da Juventude que tem em vista a criação das condições para a atribuição dos estágios pré-profissionalizantes aos jovens, visando dotá-los de capacidade para enfrentarem os desafios do mercado do emprego.
Fez saber que a Delegação da Cidade de Maputo espera receber do IELAC desenhos de programas de capacitação dos funcionários, tendo avançado que a sua instituição já tinha identificado alguns cursos de capacitação nas componentes de Liderança, Relações Públicas e Atendimento, a serem implementados numa primeira fase do acordo.
Por seu turno, a Directora do IELAC, Alice Morar Saide referiu que os estágios pré-profissionais na Delegação do INSS da Cidade de Maputo vão possibilitar que os estudantes finalistas aliem os conteúdos teóricos com a prática.