O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) instou as empresas Oga Construções e Delta Força Segurança, na província de Niassa, a regularizarem a dívida de contribuições da Segurança Social, como forma de salvaguardar a protecção social dos trabalhadores.
Francisco Mazoio fez o apelo durante a visita que realizou ontem, dia 9 de Maio de 2014, àquelas empresas, no quadro da sua visita de trabalho a província de Niassa, com objectivo de verificar o grau do cumprimento das actividades desenvolvidas pela Delegaçao Provincial de Segurança Social, bem como auscultar as preocupações e anseios dos parceiros sociais e dos utentes do Sistema.
A Delta Segurança tem uma dívida que ronda acima de um milhão de meticais e a Oga Construções deve mais de 300 mil meticais.
A empresa Delta Segurança paga com regularidade salários dos trabalhadores, mas não canaliza os respectivos descontos à Seguranca Social.
O PCA do INSS explicou aos trabalhadores da empresa as implicações decorrentes da não canalização das contribuições à Segurança Social, tendo apelado aos trabalhadores para encontrarem mecanismos de persuadir a entidade empregadora a regularizar a situação da dívida.
Na Oga construções, Francisco Mazoio apelou igualmente aos seus gestores para amortizarem o valor da dívida.