MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Os governos distritais e municipais, bem como sindicatos dos distritos de Nacala Porto e Monapo, na província de Nampula, foram encorajados a apoiarem o INSS na expansão e divulgação da Segurança Social, sobretudo nas empresas que ainda não estão inscritas no Sistema, assim como na sensibilização de empresas devedoras para canalizarem as contribuições ao INSS.

 O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Francisco Mazoio, fez o encorajamento durante os encontros que manteve com a OTM-CS e com o governo distrital de Nacala Porto, bem assim com a Administração do Distrito de Monapo e com o Conselho Municipal local, no quadro da sua visita à província nortenha de Nampula, que decorreu de 12 a 16 de Maio de 2014, com o objectivo de se inteirar do estágio do Sistema de Segurança Social.

“O INSS é o garante da protecção social dos trabalhadores, por isso precisamos do apoio do governo de município de Monapo na divulgação do Sistema de Segurança Social para que os trabalhadores saibam da necessidade de estarem inscritas no Sistema”, referiu o PCA do INSS no encontro mantido com o representante do governo distrital de Monapo, Agostinho José.

Em Monapo, o PCA pediu, no encontro mantido com o Presidente do Município de Monapo, João  Luís, apoio na expansão do Sistema de Segurança Social, bem como na disponibilização de espaços para a construção de infra-estruturas de investimentos, com o objectivo de maximizar as contribuições dos trabalhadores.

No encontro com o Secretário Permanente do distrito de Nacala Porto, Pedro Pascoal, o PCA do INSS destacou a importância do Sistema na vida dos trabalhadores. “Os trabalhadores ao serem admitidos nos seus empregos devem estar inscritos na Segurança Social por forma a garantir a sua protecção social. Por isso queremos contar com o vosso apoio na sensibilização dos trabalhadores para aderirem ao Sistema”, acrescentou.

Francisco Mazoio apelou a Secretária Distrital da OTM-CS em Nacala, Elisabeth Macaneta, a necessidade de apoiar o INSS no processo de cobrança da dívida de contribuições e na realização de palestras nas empresas, sobretudo naquelas que ainda não estão inscritas no Sistema.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content