MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


A KPMG Advisory da Holanda vai apoiar a modernização da gestão do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Para o efeito, foi rubricado a 20 de Maio de 2014, em Maputo, um contrato entre o INSS e aquela instituição de consultoria holandesa, tendo como principal foco a modernização da Organização Administrativa, Relatórios e Investimentos Financeiros, Sustentabilidade do Regime da Segurança Social, Avaliação da Implementação do Sistema de Informatização do INSS (SISSMO), Gestão Geral e dos Recursos Humanos.

 

O contrato foi assinado entre o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio e o Director-Geral da KPMG Advisory Holandesa, Pieter Van Toledo e contou ainda com a presença, entre outros, da Embaixadora do Reino dos Países Baixos, Fréderique de Man, bem como dos membros da Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho e do Conselho de Administração do INSS.

Intervindo na ocasião, o PCA do INSS afirmou a importância da assinatura do contrato com a KPMG, tendo em conta o objectivo de tornar o INSS uma instituição de referência na sua gestão.

 “Este contrato marca uma nova era de modernização do INSS e tem por objectivo colocar a instituição no padrão das instituições contemporâneas.  O mesmo visa modernizar a gestão do INSS de modo a torná–la correcta, transparente e tecnicamente sustentável, com aplicação dos recursos em áreas que ofereçam maior rentabilidade e sustentabilidade financeira ao Sistema, visando responder às necessidades dos seus beneficiários, principalmente no que diz respeito ao pagamento de prestações.”- disse.

Por seu turno, o Director-Geral da KPMG Advisory, Pieter Van Toledo, afirmou que a maior expectativa é conseguir transportar a sua experiência para Moçambique e ver um INSS cada vez mais preparado para enfrentar desafios futuros.

Dividido em duas fases, de 3 meses cada, o contrato rubricado é fruto das recomendações do diagnóstico institucional encomendado pelo INSS à Organização Internacional de Trabalho, no quadro da definição de prioridades para a gestão do INSS.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content