MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Funcionários da Delegação Provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Nampula foram desafiados a trabalhar arduamente, com vista a engrandecer a instituição.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio os funcionários devem assumir maior responsabilidade no trabalho que desenvolvem no dia-a-dia. “O nosso  compromisso é com o trabalho. Trabalhem, empenhem-se no trabalho”, observou.

 

O PCA do INSS exortou aos funcionários a redobrarem esforços no processo de cadastramento de todos os contribuintes no Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), de modo que os mesmos possam pagar contribuições através do sistema moderno.

“Na cidade de Nampula e nos distritos, o pagamento de contribuições deve ser através do SISSMO”,  apelou.

Francisco Mazoio apelou ainda, no encontro que manteve recentemente com os funcionários da Delegação Provincial do INSS de Nampula, para que haja celeridade na resposta aos requerimentos de prestações. “Todos os requerimentos submetidos ao INSS devem ter resposta independentemente da situação do processo”, acrescentou.

Encorajou ainda aos técnicos do INSS a envidarem esforços no sentido de  recuperar o valor da dívida de contribuições estimada em cerca de 21 milhões de meticais.

Desafiou igualmente a delegação provincial do INSS a desenvolver acções com vista a inscrição no Sistema de Segurança Social de trabalhadores do sector de caju.

Dados disponíveis, apontam para a existência de 10 unidades fabrís de processamento de caju em funcionamento na província de Nampula que emprega cerca de 12 mil trabalhadores, dos quais apenas 20 por cento descontam para a segurança social. Os empregadores não inscrevem a maioria dos seus trabalhadores alegadamente porque os mesmos possuem contratos de curta duração.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content