O processo de implantação gradual do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), na fase de recebimento de contribuições, vulgo SISSMO Receita ou Arrecadação, decorre desde o dia 20 de Maio de 2014 nas Delegações Provinciais de Tete e Cidade de Maputo.
Para o efeito, técnicos dos Serviços Centrais em representação das áreas de Informática, Seguro Social, Recursos Humanos e Administração e Finanças estão a prestar assistência àquelas Delegações Provinciais no processo de implantação do novo sistema moderno, cujo término está previsto para o próximo dia 6 de Junho.
Com a implantação do SISSMO, todos os contribuintes pertecentes àquelas Delegações Provinciais do INSS, passarão a declarar as remunerações através do novo sistema e proceder ao pagamento de contribuições através de Bancos Integrados no Sistema de Transações Electrónicas (SITE) do INSS.
O SISSMO começou a ser implantado em Gaza, tendo abrangido sucessivamente as Províncias de Maputo-Província, Manica, Niassa, Inhambane, Zambézia e Sofala. Falta ainda por concluir o processo em Nampula e Cabo Delgado.
De referir que com a implantação do SISSMO em todas as Delegações Provinciais do INSS, estarão criadas as condições para o inicio da fase do SISSMO Pagamento.