Contabilistas da cidade de Nampula, na província do mesmo nome, foram solicitados a colaborar com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no fornecimento de listas de contribuintes do Sistema que prestam assessoria, como forma de facilitar averiguações nos casos em que se detecte dívidas de contribuições.
A pretensão, segundo o chefe do Departamento Jurídico, José Chidengo, surge pelo facto de os contabilistas assistirem muitos contribuintes, sendo por via disso detentores de informação sobre Segurança Social.
No encontro havido há dias na cidade de Nampula no âmbito da Campanha de Nacional de Cobrança de Dívida, terminada no passado dia 30 de Maio, José Chidengo Chidengo fez referência as reclamações dos contribuintes quando são solicitados a apresentarem ao INSS comprovativos do pagamento de contribuições, em caso de pedidos de emisão de certidão de quitação.
Para se evitar tais situações, o Chefe de Departamento Jurídico apelou aos contabilistas a solicitarem ao INSS a emissão do extracto de contribuições, a cada final de ano, de forma a controlarem a sua situação contributiva.
Estiveram presentes no referido encontro, para além do Chefe do Departamento Jurídico, a Delegada Provincial do INSS de Nampula, Dora Simões e o Chefe do Departamento de Auditoria e Contencioso na Inspecção-Geral do Trabalho, Manuel Machanguana.