MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


A Delegação do INSS da Cidade de Maputo(DCM) inscreveu, nos primeiros quatro meses de 2014, 836 novos contribuintes no Sistema de Segurança Social Obrigatório.

Embora esta cifra represente um aumento na ordem dos 17% em relação ao período homólogo do ano de 2013, o mesmo significa o não alcance da meta prevista para a inscrição de contribuintes, naquele período, fixada em 500 novas inscrições.

 

Estes dados foram avançados ao Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, pelo Delegado Provincial do INSS na Cidade de Maputo, Edilson Munguambe, na  apresentação do informe das actividades realizadas pela DCM, no âmbito da visita de trabalho que realiza, desde 23 de Junho, à capital do País.

De acordo com o relatório apresentado por Edilson Munguambe, a Delegação do INSS da Cidade de Maputo inscreveu no mesmo período 5791 novos trabalhadores no Sistema de Segurança Social, o que representa um crescimento de 18% em relação aos 4896 inscritos de Janeiro a Abril de 2013.

Francisco Mazoio ficou a saber igualmente dos principais constrangimentos que o INSS, ao nível da Cidade de Maputo atravessa, com principal destaque a questão da demora na tramitação dos processos de prestações decorrentes da demanda actual.

Em resposta a estas inquietações, o PCA do INSS apelou a DCM a evidar esforços no sentido de inverter o cenário tendo em conta os desafios do INSS no que tange à diminuição da resposta às solicitações dos utentes do Sistema.

Durante a visita de cinco dias à Cidade de Maputo, o PCA do INSS manterá encontros com os parceiros sociais, nomeadamente sindicatos e empregadores, assim como visitará empresas contribuintes da Segurança Social.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content