MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


O Governador da Província de Inhambane, Agostinho Trinta, mostrou-se satisfeito com o funcionamento, naquela província, do Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique, SISSMO.

 

Segundo Agostinho Trinta, que falava na audiência que concedeu, a 30 de Junho último,  ao Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, com o SISSMO a Segurança Social está a melhorar o seu desempenho devido às funcionalidades do novo Sistema.

” É uma grande alegria saber que todos os contribuintes do INSS em Inhambane já pagam no SISSMO e naquilo que tenho estado a acompanhar este Sistema já começou a trazer mudanças positivas no relacionamento entre a Segurança Social e os contribuintes pois já é necessário formar grandes bichas para dar entrada as antigas folhas de remunerações. Esta evolução obviamente nos deixa satisfeitos como governo provincial”, disse.

Por sua vez, o PCA do INSS explicou na ocasião o trabalho que está sendo desenvolvido pelo INSS no sentido de tornar o SISSMO totalmente funcional, mormente o início da fase de pagamento.

“Neste momento o SISSMO já foi implantado em quase todo País, o que significa que o contribuinte pode fazer a Declaração de Remunerações nos seus locais de trabalho, fazer o depósito do valor no banco e dar entrada ao INSS. Entretanto, num futuro breve, o SISSMO poderá iniciar a fase de pagamento de prestações, ou seja, o cálculo das prestações será feito pelo próprio Sistema, informando o próprio utente sobre o valor que poderá receber, caso reúna condições para o efeito, sem que tenha que se deslocar ao INSS”, defendeu.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content