MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


64 contribuintes da Segurança Social da província de Gaza foram recentemente capacitados em matéria de Segurança Social.

 

 

 

No evento, no qual os contribuintes estiveram representados pelos gestores de recursos humanos, contabilistas e guarda-livros,  a Delegação Provincial do Instituto Nacional de Segurança  Social (INSS) de Gaza partilhou com os presentes informações relacionadas com os direitos e deveres dos trabalhadores, obrigações das entidades empregadoras, implicações da não canalização das contribuições à Segurança Social e funcionamento do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO).

Foi ainda objecto da análise do encontro, que contou ainda com a participação dos parcerios sociais representados pelos Secretários Provinciais da OTM-CS, CONSILMO, CTA-Conselho Provincial, SINTHOTS (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares), o grau de execução das actividades desenvolvidas de Janeiro à Maio de 2014.

O delegado provincial do INSS em Gaza, José Domingos Maurício, exortou aos presentes para visitarem o balcão de atendimento do INSS para o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da Segurança Social, incluindo o SISSMO, actualmente em processo de consolidação da implantação da fase de recebimento de contribuições, vulgo SISSMO Receita ou Arrecadação.

Por seu turno, a Directora Provincial do Trabalho da Província de Gaza, Graça Mula, elogiou as empresas pelo facto de estarem a inscrever os trabalhadores no Sistema de Segurança Social, o que garante a sua subsistência nas situações de falta ou diminuição das capacidades para o trabalho.

Sublinhou a necessidade das empresas devedoras de contribuições regularizarem a sua situação, de modo a salvaguardarem os direitos dos trabalhadores e seus dependentes.

Graça Mula chamou ainda atenção aos empregadores para não se absterem de prestar assistência social aos trabalhadores, nas situações em que os mesmos não estejam cobertos pela Segurança Social Obrigatória.

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content