MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo (1/08/2014) – Funcionários do INSS devem se engajar na expansão e divulgação da Segurança Social, com vista a garantir que todas as empresas e os seus trabalhadores estejam inscritos no Sistema. Esta exortação consta das recomendações da Reunião Nacional da instituição realizada de 16 a 18 de Julho de 2014, na cidade de Nampula, província do mesmo nome.

 

 

A Reunião  Nacional recomendou ainda a necessidade de se criar mecanismos de atendimento personalizado para que os utentes se sintam satisfeitos e tenham o INSS como uma instituição de referência.

 

A reunião, que juntou mais de 100 participantes, entre membros do Conselho de Administração, membros da Direcção-Geral, Chefes de Departamento Central, Delegados Provinciais, Chefes de Departamentos Provinciais de Administração e Finanças, Directores Distritais e Quadros e Técnicos do INSS, referiu-se ainda sobre a necessidade de se aumentar, continuamente, a receita de contribuições e investir em aplicações seguras de forma a garantir a sustentabilidade do Sistema.

 

Os participantes do encontro, cujo objectivo era de fazer o balanço das actividades desenvolvidas durante o ano de 2013, bem como reflectir sobre as políticas e os instrumentos de gestão para o ano de 2015, apelaram ainda a necessidade de se desenvolver estratégias e políticas de gestão de Recursos Humanos, aproveitando positivamente a consultoria da KPMG Holandesa, entidade contratada para apoiar o INSS no processo de gestão e governação do Sistema de Segurança Social, na definição de políticas nas áreas de recursos humanos e na gestão de fundos de reserva.

 

No que toca a proposta de Programa de Acção Sanitária e Social para o próximo ano, o encontro recomendou a necessidade de se realizar visitas regulares aos pensionistas, no sentido de verificar as suas condições de vida, bem como reflectir sobre acções viradas especificamente aos pensionistas carenciados.

 

Na discussão do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2015, os participantes recomendaram, dentre várias acções, a necessidade de se elaborar um cronograma de actividades com vista à criação do Instituto de Formação em Segurança Social, assim como para se articular com entidades públicas e privadas para identificação e inscrição de novas empresas e trabalhadores.

 

Constituiu a agenda do encontro a análise do relatório das actividades da instituição realizadas durante o ano de 2013, a proposta do plano de actividades e Orçamento para 2015 e a proposta do Programa de Acção Sanitária e Social para o ano de 2015.

 

Foram ainda objecto de apreciação da Reunião Nacional a proposta de integração dos trabalhadores por conta própria, a apresentação do estágio e perspectivas do INSS no concernente ao plano estratégico para 2014-2019 e ao projecto de informatização e modernização do INSS e a reflexão sobre a campanha nacional da cobrança da dívida de contribuições e o relatório das actividades realizadas pelo INSS nos últimos 10 anos.

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content