Maputo – (1/08/2014) – A implantação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO) é uma prioridade para o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), tal como recomendou a Reunião Nacional da instituição realizada recentemente na cidade de Nampula, província do mesmo nome.
Para tal, é necessário que haja esforços por parte de todas as Delegações Provinciais do INSS na recuperação e digitalização de todo o histórico, de modo a permitir que todos os beneficiários e contribuintes estejam inseridos no SISSMO.
Aquele encontro que decorreu sob o lema “Modernizar para Melhor Servir” recomendou a necessidade de se promover permanentemente acções de formação e de capacitação dos técnicos da instituição, de acordo com as reais necessidades, de modo a terem domínio pleno do SISSMO.
O encontro, que decorreu de 16 a 18 de Julho de 2014, recomendou ainda aos funcionários para assumirem o papel de educadores para os contribuintes de modo a dominarem as funcionalidades do SISSMO.
A Reunião Nacional do INSS estabeleceu como prioridade para o ano de 2015 o arranque a segunda fase do processo da implantação do sistema informático, denominado SISSMO – Pagamento.