Maputo – (4/08/2014) – O distrito do Lago, na província de Niassa, no norte do País, conta desde o dia 1 de Agosto do ano em curso com uma representação distrital do INSS. A abertura daquele serviço local, enquadra-se na política do INSS de aproximar os serviços aos utentes do Sistema de Segurança Social, com intuito de serví-los mais e melhor.
A cerimónia de abertura da representação distrital do INSS foi orientada na passada Sexta-feira pelo Director Provincial do Trabalho do Niassa, Benjamin Iombaiomba, e contou com a participação de membros do governo distrital e municipal, líderes comunitários, contribuintes, pensionistas e parceiros sociais, representados pela secretária provincial da OTM-CS, pelo coordenador provincial da CONSILMO e pelo presidente do Conselho Empresarial Provincial (CEP) do Niassa.
O Director Provincial do Trabalho disse, na sua intervenção, que a representação distrital do INSS irá impulsionar as acções de divulgação dos direitos e deveres para com a Segurança Social.
Agradeceu ao governo distrital pela rápida resposta ao pedido de abertura da representação do INSS e consequente disponibilização do espaço para o seu funcionamento “o que circunscreve no comprometimento da luta contra a pobreza no nosso Pais”.
O administrador do distrito do lago, Moura Jorge, congratulou o INSS por ter decidido abrir uma representação naquela região do País, porque segundo sustentou a abrangência dos cidadãos na Segurança Social “contribuiu para o alcance dos objectivos do milénio que se circunscreve na redução da pobreza no País”.
O INSS na província do Niassa possui, para além do Lago, com as representações distritais em Mandimba e Marrupa. Ainda em termos de representatividade, o INSS possui na cidade de Lichinga, a sede da delegação provincial e uma direcção distrital em Cuamba.
A representação distrital do INSS do Lago conta com 44 contribuintes, 519 beneficiários e 3 pensionistas. Os serviços da Segurança Social, que funcionam nas instalações do Governo do Lago, vão também garantir o atendimento aos utentes do distrito de Sanga.