Manhiça – (21/08/14)- A população da localidade de Munguine, no Distrito da Manhiça, Província de Maputo passa a contar, desde a manhã de hoje, com um furo de água oferecido pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), do Programa de Acção Sanitária e Social.
O acto de oferta daquele empreendimento foi dirigido pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração do INSS, Adelino Buque e contou com a presença, para além de quadros da Direcção Geral e técnicos do INSS, do administrador do distrito de Manhiça, bem como das estruturas administrativas e da populaçao no geral.
Intervindo na ocasião, Adelino Buque considerou que o gesto representa a forma encontrada pelo INSS para aliviar a carência de uma fonte deste precioso líquido na localidade de Munguine.
“O INSS ciente do seu papel social, e como parte integrante da sociedade moçambicana, chamou a si a responsabilidade de não ficar indiferente as situações de carência de água para a população de Munguine. Com a oferta deste furo esperamos contribuir para o fácil acesso à agua potável por parte dos 3000 habitantes do 4º bairro da localidade de Munguine”, disse.
Por seu turno, o Administrador da Manhiça, Artur Chindandale, mostrou-se satisfeito pelo gesto do INSS, tendo parabenizado a instituição pelo apoio que tem concedido à várias entidades, a nível nacional.
“Queremos agradecer os esforços que o INSS tem desenvolvido na minimização de vários problemas que apoquentam a nossa sociedade, que apoquentam os nossos concidadãos e muito particular neste âmbito de falta de água, pois como governo, reconhecemos a nossa incapacidade de satisfação dos problemas da população de forma imediata, daí termos procurado apoios dos nossos parceiros, e o INSS disponibilizou-se a apoiar-nos “, concluiu.
O Programa de Acção Sanitária e Social é aprovado anualmente pelo Conselho de Administração do INSS, e visa, entre outros, conceder apoio não pecuniária às famílias dos beneficiários do Sistema, bem como a ajuda financeira ou participação em instituições públicas e privadas agindo nos domínios sanitário e social, cuja actividade se revista de interesse para a população alvo do Sistema.