Zambézia – (12/10/2014) – Os responsáveis dos hospitais rurais de Mocuba e de Gurué, na província da Zambézia, mostraram-se satisfeitos com as incubadoras oferecidas pelo INSS.
O director do hospital rural de Mocuba, Gabriel Pedro, disse, durante a entrega das incubadoras efectuada pela Vice-Presidente do Conselho de Administração do INSS em representação do Estado, Maria Rosel Salomão, que os aparelhos chegaram em momento próprio, uma vez que àquela unidade hospital funcionava com apenas um.
Referiu que dos 400 partos que se registam mensalmente naquele estabelecimento hospitalar quatro a seis casos têm sido prematuros, sendo que os dois aparelhos vão contribuir para a assistiência dos recém-nascidos de Mocuba, assim como dos distritos circunvizinhos.
Em Gurué, o director do hospital rural, Sérgio Coimbra, agradeceu a oferta do INSS, tendo se referido que as duas incubadoras vem suprir as dificuldades que àquela unidade sanitária enfrentava em dar seguimento aos casos de bebés que nascem com problemas respiratórios.
Deu a conhecer que naquele hospital rural têm ocorrido 50 a 60 partos semanais, dos quais dois a três são prematuros. O hospital rural de Gurué assiste também aos distritos de Ile e Namarroi.
Noutro desenvolvimento, Sérgio Coimbra garantiu que a unidade hospitalar que dirige iria cuidar das duas incubadoras, por forma que mais crianças sejam assistidas.
Entretanto, as estruturas administrativas do distrito de Mocuba, presentes no acto da entrega das incubadoras, mostraram-se satisfeitas com o gesto do INSS.
A administradora do distrito, Teresa Mauaie, destacou que os aparelhos vão colmatar as dificuldades que o hospital local enfrentava para assitir aos recém-nascidos, evitando, por conseguinte, que haja mortes.
Por seu turno, a presidente do Município, Beatriz Gulamo, referiu que as incubadoras vão reforçar o atendimento dos bebés daquela cidade e do distrito, tendo incentivado o INSS a continuar com outros apoios sociais.