Zambézia – (12/10/2014) – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) procedeu ontem a entrega de quatro incubadoras aos hospitais rurais de Mocuba e de Gurué, na província da Zambézia, no centro do País. Cada unidade hospitalar recebeu dois aparelhos.
A entrega das incubadoras foi presidida pela Administradora e Vice-Presidente do Conselho de Administração do INSS em representação do Estado, Maria Rosel Salomão, que referiu que o gesto enquadra-se no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, assim como no quadro das comemorações dos 25 anos da institucionalização do Sistema de Segurança Social em Moçambique.
Afirmou que o INSS decidiu associar-se aos esforços do Governo em criar melhores condições de vida da população, oferecendo as incubadoras aos hospitais rurais de Mocuba e de Gurué que se ressentiam da exiguidade daquele tipo de aparelhos infantis. As duas unidades hospitalares funcionavam com apenas um aparelho cada.
Maria Rosel Salomão destacou que com a entrega daqueles aparelhos pretende-se proporcionar aos bebés prematuros condições ambientais que lhes permitam desenvolver até atingirem o peso ideal, contribuindo para um crescimento saudável. “As criancas são o nosso futuro”, frisou.
A Vice-Presidente do Conselho de Administração do INSS apelou para uma maior conservação das incubadoras, por forma a permitir que mais bebés prematuros de Mocuba e de Gurué, assim como dos distritos circunvizinhos, sejam assistidos.
As duas cerimónias foram presenciadas pelas estruturas administrativas locais, pelos pensionistas da segurança social e pelos funcionários das direcções distritais do INSS.