Maputo – (20/10/2014) – “Devemos usar o nosso conhecimento para melhorarmos cada vez mais o Sistema de Segurança Social”. Este desafio foi lançado na manhã desta Segunda-feira, em Maputo, pelo Director de Seguro Social, Celso Tomás, na cerimónia de abertura do curso de capacitação de técnicos do INSS e da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT).
Celso Tomás, que falava em representação do Director-Geral do INSS, referiu que a instituição está a conhecer transformações com o processo de Modernização e Informatização dos serviços, em curso com a implantação do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), daí a importância de se uniformizar os procedimentos para uma melhor actuação.
Estão envolvidos, naquela formação regional sul que terá a duração de cinco dias, os auditores da Segurança Social e inspectores de Trabalho, pontos focais do SISSMO e técnicos ligados ao sector de contas correntes nas Delegações Provinciais do INSS.
O Director de Seguro Social apelou aos formandos para que as discussões tragam resultados positivos que concorram para um melhor desempenho. Aliás, o repto foi igualmente lançado pelo Inspector Geral Adjunto do Trabalho, Paulino Mutombene, durante a sua intervenção, em representação do Inspector Geral do Trabalho.
Serão retratadas durante a formação matérias sobre seguro social, sobre o SISSMO, sobre a cobrança da dívida de contribuições da Segurança Social, entre outros temas. Os formadores são técnicos superiores do INSS e da IGT, incluindo um quadro da Topdown, empresa brasileira responsável pelo desenho e implantação do SISSMO.
Estão previstas para os próximos tempos acções de formação para os técnicos do INSS e da IGT das regiões centro e norte.