Manica – (10/11/2014) – A Chefe do Departamento de Recursos Humanos do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Hermenegilda Carlos, afirma que a formação de auditores e inspectores de trabalho e de outros técnicos visa muní-los de capacidade para formularem diagnósticos e elaborarem programas que lhes permitam dar respostas eficazes aos múltiplos desafios que o SISSMO tem perante os utentes do Sistema.
Os desafios, segundo enumerou, tem a ver, com o melhoramento da qualidade de atendimento, ampliação do controle e legalidade laboral, redução da circulação de papel e dos custos operacionais.
Hermenegilda Carlos falava na manhã de hoje, em representação do Director-Geral do INSS, na abertura do curso de capacitação regional centro (Sofala, Manica e Tete), de auditores e inspectores de Trabalho, pontos focais do SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique), juristas e técnicos de contas correntes das Delegações Provinciais do INSS. A província da Zambézia participou da formação realizada na semana finda em Nampula.
Referiu ainda que se pretende com o evento que os técnicos do INSS e os inspectores de trabalho, continuem a trabalhar de forma articulada “para de modo formal naquilo que já é tradição e prática entre as duas equipas de trabalho assegurem e firmem o pacto de dar continuidade no aprimoramento da actuação no âmbito da nova conjuntura que o INSS trilha, que é a modernização e a informatização do Sistema, através do SISSMO dentro da política e estratégias fiscalizadoras para o cumprimento da legislação”.
O Director Provincial do Trabalho de Manica, Mouzinho Carlos, intervindo no acto, disse esperar que a capacitação seja um “momento de verdadeira procura de soluções que resulta das dificuldades que possam existir para uma melhor interpretação ou aplicação da Legislação sobre Segurança Social”.
O curso da zona centro encerra o ciclo de formação iniciada na cidade de Maputo (20 a 24 de Outubro findo), para os tėcnicos da Inspecção Geral do Trabalho e do INSS da zona sul, ao que seguiu a capacitação dos da zona norte na semana passada (3 a 7 de Novembro), na província de Nampula.