MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Cabo Delgado – (4/12/2014) – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Delegação Provincial de Cabo Delgado, rubricou há dias memorandos de entendimento com os distritos de Balama e de Namuno visando o pagamento de pensões.

 

 

Com base nos acordos assinados, 13 pensionistas, dos quais 7 de Balama e 6 de Namuno, passam a receber as suas pensões nas instalações daquelas administrações distritais.

 

Anteriormente, os pensionistas recebiam os seus valores nas suas residências, o que punha em risco a sua segurança e a dos técnicos do INSS que eram destacados para procederem ao pagamento.

 

Os memorandos de entendimento foram assinados no passado mês de Novembro pela delegada provincial do INSS de Cabo Delgado, Rabia Abacar e pelos administradores distritais de Balama e de Namuno, Elsa Rodolfo e Casimiro Pedro, respectivamente.

 

A delegada provincial do INSS agradeceu, durante os actos que selaram os memorandos de entendimento, a colaboração das estruturas governamentais dos dois distritos, tendo referido que, através dos acordos, fica salvaguardada a segurança dos pensionistas. Afirmou ainda que os mesmos irão permitir a contenção das despesas derivadas das constantes viagens efectuadas para o pagamento das pensões. 

 

Para os administradores distritais de Balama e de Namuno, os memorandos de entendimento representam a concretização dos objectivos do governo na componente da Segurança Social. Acrescentaram que a iniciativa vai proporcionar segurança aos pensionistas, visto que antes corriam riscos ao receberem as suas pensões em locais inapropriados.

 

Entretanto, no âmbito de divulgação do Sistema de Segurança Social, a delegada provincial do INSS visitou a empresa mineira RUBY MINING, localizada no distrito de Montepuez, onde realizou uma palestra para os trabalhadores.

 

No referido encontro, os trabalhadores daquela empresa, que possui 260 beneficiários inscritos no Sistema, apresentaram questões relacionadas com os benefícios concedidos pelo Sistema de Segurança Social, as quais foram prontamente respondidas.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content