Sofala – (19/12/2014) – Estudantes da Escola Secundária de Mafambisse, no posto administrativo do mesmo nome, distrito de Dondo, província de Sofala, mostraram-se satisfeitos com as 60 carteiras escolares oferecidas pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social.
“Não nos cabem palavras neste papel para descrevermos a alegria que sentimos pela oferta que hoje testemunhamos. Palavras de agradecimento vão por parte de todos os alunos e toda a comunidade escolar para simplesmente enaltecer o gesto prestado pelo INSS na superação de uma das dificuldades que a maioria das escolas do País tem enfrentado, que é a falta de carteiras”, referiram na mensagem apresentada pelo representante dos estudantes, Eliseu Macoleia.
Os estudantes da Escola Secundária de Mafambisse comprometeram-se a conservar da melhor forma aquele mobiliário escolar. “Fazemos o compromisso de assumir a responsabilidade pelo cuidado das mesmas, crendo que estas não somente serão usadas para este ano, como também servirão para as futuras gerações”, salientaram na mensagem apresentada.
Pediram para que o gesto do INSS e de outras instituições abrangesse também a construção de outras infra-estrututuras da escola, como é o caso de um ginásio desportivo, salas de aulas e um muro de vedação par permitir maior comodidade de toda a comunidade escolar.
Por seu turno, o representante do posto administrativo de Mafambisse, Carlos Muavanhane, agradeceu a iniciativa do INSS, tendo referido que as carteiras escolares irão contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. “Com isso, estamos certos que o apelo que tem vindo a se fazer em todo o País, no que diz respeito ao combate a pobreza encontra aqui mais um fundamento”, acrescentou.
Apelou para que o apoio seja extensivo à outras escolas daquele Posto Administrativo, de forma a suprir-se as dificuldades que as mesmas tem vindo a enfrentar, no concerne a falta de salas de aulas e respectivo mobiliário.
As carteiras escolares foram entregues à Escola Secundária de Mafambisse pelo Presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio, no quadro da visita que realizou à Província de Sofala de 15 a 17 do mês em curso, com o objectivo de se inteirar do estágio do Sistema de Segurança Social naquela região do País.