MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Sofala – (24/12/2014) – O Governador Provincial de Sofala enaltece o Instituto Nacional de Social de Segurança (INSS) pelos avanços alcançados no processo de implantação do SISSMO, levado à cabo no quadro do Projecto de Modernização e Informatização do Sistema de Segurança Social.

 

Félix Paulo fez este pronunciamento durante o encontro que manteve há dias, na cidade da Beira, província de Sofala, com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio.

 

Segundo o governante, a implantação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO) contribuirá para a redução do tempo de resposta às solicitações dos utentes do Sistema de Segurança Social, em particular dos beneficiários.

 

 “Estamos felizes porque está-se a conseguir informatizar o Sistema, o que vai facilitar a vida dos nossos contribuintes. Ao se conseguir reduzir o tempo de resposta, o trabalhador saí a ganhar e valoriza o Sistema de Segurança Social”, anotou.

 

Pronunciando-se sobre a campanha de cobrança da dívida que o INSS tem vindo a realizar em coordenação com a Inspecção-Geral do Trabalho e que este ano culminou a recuperação de um montante estimado em cerca de 470 milhões de meticais, disse ser importante desenvolver mais acções com vista a recuperação do valor.

 

Relativamente ao edifício que se pretende erguer na cidade da Beira, Félix Paulo agradeceu e incentivou o INSS a avançar com a obra. “Queremos ter infra-estrutura de referência. A riqueza de um país é o património e não o dinheiro guardado no Banco”,  acrescentou.

 

No encontro que manteve com o chefe do Executivo de Sofala, o PCA do INSS referiu-se aos projectos e desafios que a instituição tem em carteira, sobretudo ao nível da Província de Sofala. Francisco Mazoio destacou a necessidade de se divulgar cada vez mais a Segurança Social, uma vez ter se constatado a existência de trabalhadores nos distritos de Marromeu, Buzi e Dondo que ainda não conhecem a importância de se descontar para o Sistema.

 

“Decidimos organizar na Açucareira de Moçambique, em Mafambisse, um seminário de capacitação dos sindicalistas porque revelaram falta de conhecimento e desconfiança sobre a Segurança Social”,  indicou a título de exemplo.

 

O PCA do INSS manteve encontro com o Governador Provincial de Sofala no quadro da visita que realizou àquela região do País, de 15 a 17 de Dezembro, com o intuito de se inteirar do estágio do Sistema de Segurança Social naquele ponto do País.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content