MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – (5/03/2005) – O Director de Seguro Social, Celso Tomás, desafiou aos funcionários do INSS a se engajarem na conclusão do processo de informatização do Sistema de Segurança Social.

 

O processo de digitação (inserção) e digitalização (escaneamento) do histórico de remunerações e de boletins de identificação de contribuintes e de beneficiários, segundo o Director de Seguro Social, deve estar concluído ainda este ano, daí que todos os funcionários devem assumir este compromisso.

 

Celso Claúdio, que falava ontem, em Maputo, no encerramento do curso de capacitação de técnicos do INSS em representação de todo o País em matérias de estatísticas no âmbito da implantação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), deu a conhecer que a segunda fase da implantação do sistema informático, denominado SISSMO-Pagamento entrará em funcionamento com a conclusão da recuperação do histórico.

 

A primeira fase compreendeu a implantação do SISSMO – Receita ou Arrecadação, que neste momento está na fase de consolidação ao nível das Delegações Provinciais do INSS.

 

“O SISSMO irá trazer mudanças na organização da instituição. Vai garantir a realização de várias operações que hoje são feitas manualmente.  Irá nos ajudar a  fazer tudo o que até aqui não conseguímos fazer, sobretudo no controle. Caberá aos funcionários fazerem o acompanhamento  daquilo  que está  sendo  feito pelo sistema informático”, referiu.

 

O Director de Seguro Social enalteceu a formação em matérias de estatística, porque, no seu entender, vai contribuir para uma melhor planificação das actividades, tendo  apelado aos formandos para serem rigorosos no planeamento e monitoria das actividades.

 

Participaram no curso de capacitação, iniciado no passado dia 2 de Março, 36 técnicos dos sectores de planificação e estatística dos Serviços Centrais e das Delegações Provinciais, assim como das áreas de Informática, da Administração e Finanças, dos Recursos Humanos e do Gabinete de Coordenação do SISSMO à nível central.

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content