Maputo – (14/05/2015) – A classificação de documentos é fundamental para o alcance dos objectivos do INSS, defendeu hoje, em Maputo, Isaias Homo, do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO).
“O documento constitui base de conhecimento para a tomada de decisões, e este conhecimento é adquirido a partir das informações contidas nos arquivos documentais, daí que é importante que sejam seguidas as normas de classificação de documentos, pois são fundamentais para organização do INSS.”, considerou.
Isaias Homo falava na palestra sobre os Planos de Classificação de Documentos e sobre o Segredo do Estado, que contou com a participação do Director-Geral do INSS, Baptista Machaieie, dos membros do Colectivo de Direcção, quadros do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), bem como os funcionários dos Serviços Centrais e das Delegações Provincias do INSS de Maputo-Cidade e Maputo-Província.
No encontro, o técnico do CEDIMO abordou ainda sobre o funcionamento do Sistema Nacional dos Arquivos do Estado, sobre os instrumentos de classificação de documentos do Estado, nomeadamente os Planos de Classificação de documentos de Actividade Meio da Administração Pública e Actividade Fim do MITESS.
Intervindo momentos antes do encontro, o Director-Geral do INSS, Baptista Machaieie, disse que a palestra sobre a classificação de documentos era importante tendo em conta a necessidade de adequação, por parte do INSS, dos procedimentos estabelecidos pelo Estado na elaboração, tramitação e arquivo de documentos.