Maputo – (16/11/2015) – A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, defendeu recentemente em Maputo, que a publicação das contas do INSS, em atraso, é um sinal do comprometimento da instituição com a transparência e prestação de contas.
Não obstante este facto, Vitória Diogo solicita aos gestores do INSS a continuarem com o espírito de gestão transparente, por forma a que os trabalhadores, que são os donos do Sistema, se sintam mais confortáveis com aqueles que chamou de guardiães das suas contribuições.
“O Sistema tem donos, os seus contribuintes que devem ter o conforto de que os guardiães do mesmo, ou seja, os gestores e os funcionários do INSS estão a observar os princípios e pressupostos de uma gestão rigorosa e sã”, disse.
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social fez estas declarações na abertura do Conselho Coordenador do INSS, que teve lugar de 12 a 13 de Novembro, na Cidade de Maputo.
De referir que o INSS já publicou os Relatórios e Contas atrasados dos anos de 2012 e 2013, estando previsto para os próximos dias a publicação do documento referente ao exercício financeiro do ano de 2014.
Na ocasião, Vitória Diogo instou a liderança do INSS a se organizar para o início da inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria, cuja taxa de contribuição foi recentemente fixada pelo Conselho do Ministros, assim como o respectivo Diploma Ministerial que define os requisitos de acesso ao Sistema aprovado pela Tutela.
“O início da inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria vai implicar maior capacidade institucional e organizacional de modo que não haja dificuldades em atender a demanda dos cidadãos interessados a nível nacional”, defendeu.
Constituiu agenda do encontro, dentre vários assuntos, a proposta do Plano de Actividades e Orçamento, o Plano de Desenvolvimento dos Recursos Humanos do INSS e a proposta de Política e Estratégia de Investimentos do INSS.