Maputo – (11/01/2016) – O Director Geral do INSS insta aos funcionários do INSS para redobrarem esforços ao trabalho, com vista a melhorar cada vez mais a actuação e a imagem da instituição junto do público.
Alfredo Simão Simione Mauaie fez este apelo, na passada Sexta-feira, durante a cerimónia de tomada de posse e início de funções de quadros recentemente nomeados para exercerem cargos de direcção e chefia.
Na ocasião, foram empossados Aniano Tamele para Director de Seguro Social e Olímpio César Pedro e Augusto Feliciano Siquela para Chefes de Departamento de Auditoria Interna e de Informática, respectivamente.
Tomaram posse ainda, Mário Salomão Madime para Chefe de Departamento de Planificação e Estatística e António Manheira Tivane para dirigir o Departamento de Património e Participações Financeiras.
O Director Geral referiu que as movimentações inserem-se no âmbito da reestruturação que a instituição tem vindo a conhecer, com vista a imprimir maior dinâmica na sua actuação.
Apontou dentre vários desafios para a área de Seguro Social, a dinamização do processo de inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria e o melhoramento dos mecanismos de atribuição de prestações e de prova de vida.
Apelou a Auditoria Interna para a necessidade de observar os procedimentos administrativos por forma que se cumpra com os planos de actividade.
Acrescentou ainda a necessidade de estabelecer critérios objectivos e transparentes de desempenho dos funcionários, garantir o bom uso de meios de bens da instituição e adoptar regras de contenção de custos.
Indicou como desafios do sector de Informática a necessidade de concluir o processo de modernização e informatização do Sistema, devendo garantir a execução da Fase de Pagamento do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO).
Apelou a área de Planificação e Estatística para fortificar a sua ligação com as Delegações Provínciais por forma que os dados estatísticos sejam recolhidos e analisados com celeridade.
Recomendou ao Departamento de Património e Participações Financeiras para garantir maior arrecadação de receitas nas sociedades em que o INSS possui investimentos.
O Director Geral enalteceu o trabalho desenvolvido pelos quadros que cessaram funções, tendo os apelado a continuarem a dar o seu contributo em prol da instituição.
Aos quadros nomeados pediu maior dinamismo no desempenho das suas tarefas, tendo enfatizado a necessidade de os mesmos trazerem soluções e não dificuldades.
Antes da sua nomeação para novas funções, Aniano Tamele chefiava o Departamento de Regimes e Prestações e Olimpio César dirigia a Delegação Provincial da Zambézia. Mário Madime era chefe de Departamento de Estudos e Cooperação, enquanto António Tivane exercia o cargo de Delegado Substituto da Cidade de Maputo.
Ainda no quadro das movimentações, Sónia Fausto da Silva, Alfredina Já Assamo Estevão Coroa Garcia e José Manuel Gimo, foram nomeados para os cargos de Chefes de Departamento de Regimes e Prestações, Estudos e Cooperação e Administração Geral, respectivamente.
Celso Cláudio Joaquim Tomás, Edson Célio de Purificação Domingos e Sarmento Palmiro Francisco Senda foram nomeados Delegados Provinciais de Tete, Maputo-Província e Maputo-Cidade. Edson Domingos exercia as mesmas funções na Província de Tete.
Deixaram de exercer cargos de chefia, os técnicos Narciso Fabião, Ângelo Ismael Machaieie, Augusto Loforte e Quitério Vitorino Langa, que respondiam pelos Departamentos de Informática, Planificação e Estatística, Património e Participações Financeiras e Administração Geral, respectivamente.