Maputo – (01/02/201) – 2.347 é o número de pensionistas da Segurança Social Obrigatória que já efectuou a Prova Anual de Vida em todo o País, cinco dias após o seu lançamento oficial.
Deste número, a cidade de Maputo é a que contabiliza mais de metade do total dos abrangidos, ao ter alcançado o registo de 1213 pensionistas.
Refira-se que o lançamento da Prova Anual de Vida teve lugar a 27 de Janeiro úlimo, na capital do País, tendo sido dirigido pelo Vice-Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo.
As cerimónias de lançamento do processo, que tiveram lugar ao nível de todo o País, foram testemunhadas pelas autoridades administrativas, dirigentes do sector de Trabalho, Emprego e Segurança Social, representantes de pensionistas e dos parceiros sociais do INSS, nomeadamente sindicatos e empregadores.
Espera-se que até ao dia 30 de Abril de 2016, data da conclusão do processo, realizem a Prova Anual de Vida pouco mais de 46 mil pensionistas do Sistema de Segurança Social, entre os de velhice, sobrevivência e de invalidez.
A Prova Anual de Vida do INSS é o acto administrativo que consiste na verificação fiísica da titular da pensão de modo a manter o direito ao recebimento da correspondente prestação. Este exercício permite actualizar periodicamente o cadastro dos pensionistas do Sistema, de modo a evitar pagamentos indevidos dos benefícios aos pensionistas ou seus dependentes.
Mais imagens da Prova Anual de Vida nas Delegações Provincias do INSS