Maputo – (11/03/2016) – A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, insta o INSS a encontrar parcerias com vista a rentabilizar as instalações da antiga fábrica de refeições de Ressano Garcia.
As infra-estruturas, localizadas na vila de Ressano Garcia, no distrito da Moamba, província de Maputo, fazem parte do patrímónio que o INSS herdou do ex- FAST (Fundo de Acção Social no Trabalho). As mesmas estão inoperacionais desde o ano de 2005.
A fábrica servia aos mineiros, em trânsito, para a vizinha África do Sul e do regresso ao País, onde passavam as refeições, assim como pernoitavam naquele espaço.
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que visitou as instalações no passado dia 3 de Março no âmbito do trabalho que realizou à Província de Maputo, recomendou ao INSS para estabelecer uma parceria público-privada para a restauração daquele empreendimento.
Segundo avançou, o INSS e o INEFP (Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional) devem envidar esforços com vista a encontrar um parceiro para instalar naquele espaço um centro de formação profissional em gastronomia e hotelaria.
Constituem bens patrimoniais do ex-FAST, para além das instalações de Ressano Garcia, as fábricas de refeições de Maputo e da Beira, esta última que alberga a delegação provincial do INSS de Sofala e as antigas instalações da delegação provincial do INSS de Gaza, actualmente transformadas em Centro de Conferências Regional.
Fazem parte ainda o ex-Centro de Repouso dos Trabalhadores de Namaacha, onde funciona o hotel de três estrelas denominado Xisaka, a Pousada de Chokwé e os Centros de Repouso de Mandlakazi, Chibuto e Maxixe.