MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – (18/04/2016) – O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, defendeu hoje, em Maputo, a necessidade dos técnicos, que trabalham no manuseamento de informação diversa da instituição, melhorarem a sua actuaçao, pois a história do INSS apenas se perpetuará com arquivo estruturado.

 

O PCA do INSS fez este pronunciamento na abertura da capacitação em Gestão Documental e Matérias Classificadas, que junta técnicos de todas as Delegações Provinciais e Serviços Centrais, bem como do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social.  

 

“É comum acompanharmos em várias instituições a perda de documentos diversos porque foram retirados e mal arquivados, e esta realidade não pode ocorrer nas nossas instituições. Se tivermos um arquivo estruturado, testemunharemos e perpetuaremos todo um manancial documental da história da nossa instituição”, disse.

 

A formação, que decorre até ao dia 22 de Abril corrente e facilitada por técnicos do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO) e da Comissão Nacional para a implementação das Normas do Segredo do Estado (CPISE), tem por objectivo dotar os técnicos ligados a área documental, de conhecimentos com vista a melhorar o tratamento de informação institucional.

 

Na capacitação, que se realiza sob o lema “Por uma Gestão Documental Eficiente para Melhor Servir os Utentes do Sistema”, serão abordados diversas matérias ligadas a organização de arquivos, da legislação sobre o acesso à informação, bem como sobre as normas do Segredo do Estado na gestão de documentos.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content