Tete – (03/06/2016) – Trabalhadores por Conta Própria (TCP) inscritos na Segurança Social na província de Tete já estão a pagar as contribuições relativas ao Sistema.
Para o efeito, 10 TCP procederam a declaração de remunerações na plataforma informática SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique), ao que se seguiu o pagamento das respectivas guias no banco.
Claudina Clara Escova, vendedora de roupas usadas, no mercado 1º de Maio, na cidade de Tete, foi a primeira a declararem as remunerações, acto que teve lugar no passado dia 1 de Junho nas instalações da Delegação Provincial do INSS de Tete.
A beneficiária em causa mostrou-se satisfeita com a simplicidade do processo, tendo encorajado à outros trabalhadores a proceder a declaração das suas remunerações e posterior pagamento. Ela congratulou o INSS por ter decidido alargar o âmbito do Sistema de Segurança Social para os trabalhadores que exercem as suas actividades por conta própria.
De referir que os TCP estão a ser inscritos no Sistema de Segurança Social desde Dezembro de 2015. Ao nível da Província de Tete foram integrados até Maio do ano em curso, 171 trabalhadores.