Sofala – (10/06/2016) – O INSS solicita apoio das estruturas administrativas do distrito de Dondo, na província de Sofala, no processo de divulgação da inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP) no Sistema de Segurança Social.
O pedido foi manifestado há dias, naquele distrito da província de Sofala, pelo Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, durante o encontro que manteve com a administradora local, Graça Correia.
“A nossa meta é de inscrever maior número de trabalhadores do sector informal na Segurança Social”, destacou.
Pronunciando-se sobre o projecto de modernização e informatização da Segurança Social, Alfredo Mauaie fez saber estarem em curso, no âmbito da Implantação do Sistema de Informação da Segurança Social (SISSMO), acções visando a entrada em funcionamento nos próximos dias, da Fase-Pagamento, cujo processo permitirá maior rapidez na fixação e concessão de prestações.
Deu a conhecer que, no quadro do processo de prova de vida, que decorreu em todo o País de Janeiro à Abril do ano em curso, o distrito de Dondo atingiu 90 por cento dos pensionistas, estando em curso diligências para se apurar a situação dos restantes.
Noutro desenvolvimento, Alfredo Mauaie agradeceu o apoio e colaboração que a administração do distrito tem vindo a proporcionar à direcção distrital do INSS.
A administradora do distrito de Dondo, Graça Correia, mostrou-se satisfeita com a visita do Director Geral do INSS, que, segundo ela, encoraja as duas instituições a continuarem a melhorar as relações de trabalho.
Afirmou que a sua instituição tem tido boas relações de trabalho com a direcção distrital do INSS, tendo acrescentado que as preocupações dos trabalhadores, incluindo as que são encaminhadas através da administração do distrito, têm sido prontamente solucionadas pela Segurança Social.
A Direcção Distrital do INSS de Dondo inscreveu até Maio do ano em curso 22 TCP. Aqueles serviços da Segurança Social contam ainda com 19 contribuintes e 456 beneficiários inscritos, bem como com 1454 pensionistas, dos quais 924 de sobrevivência, 504 de velhice e 26 de invalidez.