Zambézia – (21/06/2016) – O Director do Seguro Social do INSS, Aniano Tamele, considera que o sucesso do processo de Modernização e Informatização do Sistema depende do envolvimento do funcionário em todos os processos de trabalho. Segundo defende, o funcionário é a força motriz de todo o processo de modernização.
O Director do Seguro Social esta Segunda-feira, em Quelimane, na Zambézia, na abertura do Curso de Indução em Seguro Social, Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO) e Ética e Deontologia Profissional, dirigido a 25 funcionários da Segurança Social da região centro do País.
“Os temas escolhidos para esta capacitação revelam o comprometimento da instituição com o propósito da modernização e informatização global e sintetizam o conhecimento profundo das principais questões que apoquentam os utentes do Sistema, pois a formação dos funcionários é fundamental para o sucesso da missão tendo em conta que o funcionário é a força motriz de todo o processo de modernização em curso”, disse.
Não obstante, segundo Aniano Tamele, é importante que o funcionário melhore a sua postura enquanto servidor, actuando em observância ao código de conduta profissional. Defende igualmente a necessidade do funcionário do INSS acrescentar, no rol dos seus conhecimentos profissionais, o domínio do SISSMO.
“O conhecimento do SISSMO joga um papel primordial na melhoria do atendimento. As máquinas que estão sendo instaladas nas nossas unidades orgânicas, por si só, não calculam as prestações, não realizam as operações, precisam de um funcionário para operá-las, e esta capacitação enquadra-se na perspectiva do alcance deste objectivo”, concluiu.
A capacitação, que terá a duração de uma semana, visa dotar os funcionários do INSS de conhecimentos sobre a Segurança Social Obrigatória, o que permitirá a melhoria das respostas concedidas às solicitações dos utentes do Sistema.