Manica – (27/06/2016) – 11 jornalistas de diversos Órgãos de Comunicação Social da província de Manica foram há dias capacitados em matérias de Segurança Social.
Na capacitação, cujo objectivo visava dotar os profissionais de comunicação social de conhecimentos básicos sobre o funcionamento do Sistema, foram abordados diversos aspectos relativos aos regimes de Segurança Social Obrigatória, designadamente Trabalhadores por Conta de Outrem (TCO) e Trabalhadores por Conta Própria (TCP), bem como sobre o impacto da dívida de contribuições.
Durante o evento, os formandos levantaram várias questões, dentre as quais as medidas tomadas pelo INSS em relação às empresas que declaram falência enquanto se encontram numa situação de devedora de contribuições, as acções desenvolvidas para persuadir os empregadores devedores a pagarem as suas dívidas e os mecanismos de fixação de prestações da Segurança Social.
A capacitação, de um dia, teve como facilitadores a delegada provincial do INSS, Nuruhudá Ebal e a chefe do Departamento de Seguro Social, Eva Henriques.
A Delegação Provincial do INSS de Manica tem como perspectiva partilhar, de forma célere, as informações sobre a Segurança Social, tendo, para o efeito, firmado parcerias com as rádios locais, no sentido de disponibilizarem espaços para a divulgação do Sistema.