MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Inhambane – (28/06/2016) ­- A Directora Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Inhambane, Leonilde Fruquia, defende a necessidade dos técnicos do INSS estarem capacitados para tornar a instituição mais actuante, articulada e interventiva em todas as suas componentes de gestão.

 

 

Leonilde Fruquia fez este pronunciamento esta Segunda-feira, na cidade de Maxixe, província de Inhambane, na abertura do curso de capacitação em matérias de Seguro Social, SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique) e Ética e Deontologia Profissional de 32 técnicos provenientes das delegações provinciais do INSS da região Sul, Maputo-Cidade, Maputo-Província, Gaza e Inhambane.

 

Disse que a acção formativa é a demonstração que a actualização profissional é uma prioridade e uma forma de partilhar interesses e objectivos comuns, capacidade de iniciativa, autonomia, transparência, colaboração, “para juntos melhorarmos a imagem, a qualidade da prestação de serviços aos nossos utentes que são a nossa razão de existência”.

 

Referiu que os avanços observados nos últimos anos tem levado o INSS a buscar novas formas de gestão com o intuito de melhorar o seu desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos utentes do Sistema.

 

Disse estar convicta que a capacitação constitui um momento de enriquecimento dos formandos e contribuirá indelevelmente para a mudança que o INSS tanto almeja, rumo ao lema de modernizar para melhor servir.

 

O curso da zona sul, que termina na Sexta-feira, dia 1 de Julho, encerra o ciclo de formação regional iniciado no mês de Maio, na província de Nampula, com a capacitação de 20 técnicos das delegações provinciais da região norte (Nampula, Niassa e Cabo Delgado), ao que se seguiu, na semana finda, a formação de 25 técnicos das delegações provinciais de Sofala, Manica, Tete e Zambézia, na zona centro.

 

Com o treinamento, de carácter inductiva e de actualização de procedimentos técnicos, pretende-se melhorar o domínio, por parte dos funcionários visados, das técnicas e práticas da Segurança Social enquanto objecto  “core busines” do INSS e do SISSMO, cujo processo de mudança e melhorias da forma de fazer, ser e estar “modus operandi” da instituição, decorre no âmbito do processo de  modernização e informatização.

 

A formação está a ser ministrada por quadros do INSS com larga experiência em matérias da Segurança Social, do SISSMO e do Funcionamento da Administração Pública provenientes dos serviços centrais e de algumas delegações provinciais.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content