MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – 23/09/2016 – Dois pensionistas da Segurança Social, com problemas de locomoção, beneficiaram há dias de cadeiras de rodas oferecidas pela delegação provincial do INSS da cidade de Maputo, no quadro do Programa de AcçãoSanitária e Social do INSS.

 

Trata-se de Angelina Muchanga e Malate Jonasse, pensionistas por velhice, que passam desde já ter melhor mobilidade na realização de diferentes actividades outrora impossibilitados devido à sua condição física.

 

Falando no acto da entrega daqueles meios, que contemplavam igualmente um cabaz contendo produtos alimentares, o delegado provincial do INSS da cidade de Maputo, Sarmento Senda, disse que aquele gesto da instituição foi a forma encontrada pela Segurança Social em minorar o sofrimento daqueles pensionistas.

 

” Soubemos das dificuldades destes pensionistas, no que diz respeito à sua locomoção, e esta situação despertou-nos a atenção, no sentido de fazer alguma coisa para diminuir o sofrimento que os pensionistas tem passado”, disse.

 

Os pensionistas contemplados mostraram-se satisfeitos pela oferta do INSS, tendo na ocasião lançado um repto aos trabalhadores que não estão inscritos na Segurança Social Obrigatória, no sentido de o fazerem, garantindo desta forma a sua protecção social, mesmo depois de estarem na situação de aposentados.

 

Programa de Acção Sanitária e Social é aprovado anualmente pelo Conselho de Administração do INSS, e visa, entre outros, conceder apoio não pecuniária às famílias dos beneficiários do Sistema, bem como a ajuda financeira ou participação em instituições públicas e privadas agindo nos domínios sanitário e social, cuja actividade se revista de interesse para a população alvo do Sistema.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content