Sofala – O Director Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Sofala, Jaime Chicamisse, reconheceu que a Modernização e Informatização do Sistema foi uma das maiores conquistas da Segurança Social durante os 27 anos da sua existência.
“Ao longo destes anos, apesar das dificuldades de vária ordem, o INSS tem sabido cumprir com as suas obrigações, respondendo às necessidades dos seus utentes. Tal facto deve-se em grande parte à Modernização do Sistema que é, sem dúvidas um ganho para o sector, garantindo a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelo INSS aos cidadãos”, considerou.
O Director Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Sofala fez este pronunciamento recentemente, na abertura do Seminário de capacitação em matérias de Segurança Social Obrigatória, dirigida a gestores de recursos humanos, guarda livros, contabilistas e juristas dos contribuintes que descontam para o Sistema de Segurança Social Obrigatória.
Naquela actividade, que se enquadrava nas comemorações dos 27 anos da institucionalização do Sistema de Segurança Social Obrigatória, tomaram parte, para além dos destinatários da capacitação, representantes de vários organismos da área da Justiça, parceiros sociais da Segurança Social (sindicatos e empregadores),Conselho Municipal da cidade da Beira, comissões de mercados e feiras, e representantes das instituições que congregam os Trabalhadores por Conta Própria (TCP).
A Delegação provincial do INSS de Sofala conta actualmente com 7.495 contribuintes (empresas) e 169.742 beneficiários (trabalhadores) inscritos.
No que diz respeito aos TCP, aquela unidade orgânica do INSS inscreveu, até ao momento, 598 trabalhadores desta categoria, sendo que 72 trabalhadores já iniciaram com o pagamento das suas contribuições.