Maputo – (01/04/2016) – Os funcionários do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, realizaram na manhã do dia 1 de Outubro, uma jornada de limpeza na avenida Samora Machel, forma encontrada para recordar o Primeiro Presidente da República de Moçambique.
A jornada de limpeza, que juntou pouco mais de uma centena de funcionários do MITESS, incluíndo das instituições subordinadas e tuteladas pela área de trabalho, iniciou na praça da independência tendo percorrido a avenida Samora Machel até à Praça25 de Junho, na baixa da Cidade de Maputo.
Falando sobre esta iniciativa daqueles funcionários públicos, a Secretária Permanente do MITESS, Graça Mula, disse que o gesto é um acto de reconhecimento das obras e ideais do fundador do Estado Moçambicano, Samora Machel.
Disse igualmente que a participação dos funcionários naquele acto constituiu um momento de partilha dos ideais de Samora Machel por parte de toda a instituição do Trabalho, Emprego e Segurança Social.
“Estamos aqui como instituição da família de Trabalho, para reconhecer os feitos de Samora Machel como Presidente da República, e ao aderirmos a este evento demonstramos que estamos unidos num mesmo ideal de valorização dos seus ideais”, considerou.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio, disse que a participação dos funcionários do MITESS na jornada de limpeza foi um acto de reconhecimento da figura de Samora Machel, tendo em conta a sua dedicação pelo povo moçambicano.
“Prestamos homenagem àquele que deu a vida por este País, um acto que nunca devemos esquecer e contribuímos igualmente para manter a cidade de Maputo mais limpa”, comentou.
Falando em representação dos funcionários, o técnico do INSS, Jaime Nhavene, encorajou à direcção do MITESS a desenvolver mais iniciativas do género, pois para além de homenagear e reconhecer os feitos do antigo estadista moçambicano, ajudam a deixar a cidade mais limpa.
Nascido a 29 de Setembro de 1933, na Província de Gaza, Samora Moisés Machel, foi o primeiro presidente da República de Moçambique, tendo perdido a vida a 19 de Outubro de 1986, num acidente aério em Mbuzine, na República da África do Sul.
Mais fotos da jornada de limpeza dos funcionários do MITESS