Maputo – (25/10/2016) – As empresas Gaisse Construções (Niassa), Sintrapel (Tete) e a East Safaris Lda (Gaza), foram apuradas na tarde desta Terça-feira, na cidade de Maputo, como os melhores contribuintes da Segurança Social, num evento testemunhado pelos representantes do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, dos Empregadores e dos Trabalhadores.
As empresas representativas das regiões Norte, Centro e Sul do País, foram sorteadas num total de 11 empresas apuradas na semana finda ao nível de todas as províncias do País, com o envolvimento dos Conselhos Empresariais Provinciais (CEP).
Para além dos contribuintes selecionados, faziam parte da lista dos concorrentes, as empresas Ceconur CD, Lda (Cabo Delgado), Sonil-Sociedade do Nissa, Lda (Nampula), Chico Import e Export International Mozambique (Zambézia), Agro Pecuária Zembe Chicamba (Manica), Promac (Sofala), Jala, Lda (Inhambane), Técnica Industrial (Cidade de Maputo) e Folha Verde (Província de Maputo).
Foram critérios de selecção dos referidos contribuintes, a inscrição no Sistema há pelo menos 10 anos e com o mesmo período de tempo no pagamento regular de contribuições.
As empresas vencedoras serão premiadas na quinta-feira, dia 27 de Outubro, pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, no decurso do Seminário Nacional sobre a Cobrança da Dívida de Contribuições.
O representante da Confederação das Associações Económicas (CTA), Victor Miguel, intervindo após a realização do sorteio, considerou a iniciativa de capital importância uma vez que visa estimular as empresas que pagam as contribuições dentro do prazo, assim como incentivar as devedoras a fazê-lo regularmente “porque traz vantagens para a própria empresa e para o trabalhador”.
Apelou as empresas no sentido de envidarem esforços para o pagamento regular das contribuições da Segurança Social para “permitir um bom ambiente do trabalho e uma boa relação com os trabalhadores”.
Por seu turno, a representante da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), Jéssica Gune, congratulou a iniciativa de se premiar os melhores contribuintes, porque, no seu entender, vai contribuir para incentivar as empresas a contribuírem para Segurança Social, permitindo, deste modo, que os seus trabalhadores usufruam das prestações concedidas.