Sofala – (16/11/2016) – Os Trabalhadores por Conta Própria (TCP), que exercem actividades em alguns mercados do distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, foram, há dias, consciencializados a inscreverem-se no Sistema de Segurança Social, como forma de garantirem a sua protecção social.
O processo de sensilização dos trabalhadores foi levado à cabo pelo representante distrital do INSS em Nhamatanda, Sérgio António, que na companhia dos membros da comissão dos pensionistas, Manuel Duarte e Dolige Manhoso, percorreram algumas bancas dos mercados onde transmitiram aos vendedores informais a necessidade de aderirem ao Sistema.
Os pensionistas Manuel Duarte e Dolige Manhoso mostraram-se satisfeitos em contribuir com a sua experiência no processo de sensibilização dos trabalhadores, sobretudo os mais jovens, sobre a importância de descontar para a Segurança Social, para garantir a sua protecção e da sua familia.
“Estou orgulhoso em manter a minha vida e da família com a contribuição feita no INSS”, disse Manuel Duarte, pensionista do Sistema de Segurança Social desde o ano de 1999.
Para além das acções de sensilibilização realizadas nos mercados, o representante distrital do INSS realizou uma palestra dirigida aos estudantes da Escola Secundária Geral de Nhamatanda, com forma de incutir aos jovens estudantes a importância de se contribuir para a Segurança Social.
No âmbito do processo de identificação e inscrição dos TCP, foram, até ao presente momento, realizadas ao nível do distrito de Nhamatanda, 204 palestras, com o envolvimento de 341 participantes, o que resultou na inscrição de 49 trabalhadores, dos quais 21 já contribuem para o Sistema.
Estão ainda inscritos ao nível daquele distrito, 116 contribuintes e 7.380 beneficiários. Nhamatanda conta ainda com 307 pensionistas, dos quais 126 de velhice, 10 de invalidez e 171 de sobrevivência.