Maputo – (24/01/2017) – Os serviços do INSS estarão, a partir do ano 2018, mais próximos dos Utentes do Sistema de Segurança Social Obrigatória no Distrito Municipal KaMubukwane, na cidade de Maputo, com a construção da respectiva direcção distrital.
Com a construção daquele empreendimento, pouco mais de 900 contribuintes (empresas), 61.751 trabalhadores e 17.596 pensionistas passarão a ser atendidos naquele distrito, deixando de percorrer vários quilómetros para Delegação Provincial do INSS da Cidade de Maputo.
Falando ontem, no acto do lançamento da primeira pedra para a construção da futura Direcção Distrital de KaMubukwane, a Directora Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Cidade de Maputo, Adelaide Jantar disse que a construção daquele empreendimento vai melhorar o atendimento dos utentes do Sistema.
“O INSS preocupa-se com o bem estar e satisfação do trabalhador, pois é necessário que ele e os seus dependentes tenham um atendimento por excelência e em melhores condições para contribuir no desenvolvimento do País”, disse.
Por sua vez, o delegado substituto do INSS da Cidade de Maputo, Elias Ernesto, considerou que o edifício a ser erguido no Distrito Municipal KaMubukwane vai facilitar o acesso dos utentes ao INSS aos diversos serviços oferecidos pela Segurança Social.
“Quando for concluído o projecto, os utentes deste distrito municipal passarão a ter os serviços sociais mais próximos, para se inscreverem no sistema de segurança social, canalizar as suas contribuições, bem como o pagamento de pensões”, considerou.
O edifício, cujas obras de construção terão a duração de 12 meses, vai possuir, dentre vários compartimentos, uma sala de reuniões, tesouraria, secretaria, arquivo geral, área técnica e sala de pensionistas.
A infra-estrutura seguirá igualmente o modelo das direcções distritais que estão a ser erguidas pelo INSS. Fazem parte do tipo de construções, os edifícios da Manhiça, Vilankulo, Cuamba, Marromeu, Montepuez e Chitima, esta última cujas obras de construção recentemente arrancaram.
Esta é a primeira direcção distrital a ser erguida pela Delegação da Cidade de Maputo, que conta actualmente com duas representações distritais, em KaNhaka e KaTembe, ambas funcionando nas instalações das respectivas administrações municipais.
O INSS conta actualmente, a nível nacional, com 22 direcções e 45 representações distritais, estando representado igualmente nas 11 capitais provinciais.