Inhambane – (22/02/2017) – O INSS procedeu a entrega de um cheque no valor de 300 mil meticais à Delegação do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) de Inhambane, em apoio as vítimas do Ciclone Tropical Dineo, que fustigou na semana finda aquela província de sul do País.
O apoio, que se enquadra no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, foi entregue no passado dia 20 de Fevereiro pelo Administrador do Conselho de Administração do INSS, Eduardo Nhampossa, no quadro da visita de trabalho à província de Inhambane.
A Província de Inhambane foi fortemente assolada entre os dias 15 e 16 do mês corrente pelo “Dineo” que se caracterizou por chuvas e ventos fortes, que causou vítimas mortais e destruição de infra-estruturas públicas e habitações.
O Administrador do Conselho de Administração, disse, na ocasião, que o INSS decidiu, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, disponibilizar aquele montante como forma de contribuir para minimizar o sofrimento das vítimas.
“Temos a consciência de que este valor não será suficiente para cobrir todas as necessidades das famílias afectadas e dos bens destruídos pelo ciclone, mas trata-se de um contributo da instituição que vai se juntar a outros feitos de pessoas de boa vontade e que vai minorar o sofrimento das vítimas”, acrescentou.
Eduardo Nhampossa saudou o Governo, em particular o de Inhambane, pela prontidão na tomada de medidas preventivas e na mobilização das populações face ao fenómeno.
O substituto do delegado provincial do INGC de Inhambane, Olívio Matsinhe, louvou a iniciativa do INSS, tendo referido que o valor será aplicado no apoio às populações afectadas pelo ciclone, dentro das prioridades a serem traçadas pelo Governo local.