Maputo – (13/03/2017) – O Director do Seguro Social, Aniano Tamele, chamou à responsabilidade dos funcionários do INSS que manuseiam diversa documentação a garantirem a preservação dos arquivos institucionais.
Segundo ele, só com arquivos melhor organizados, a instituição poderá melhor preservar a memória institucional, bem como lograr o seu papel de servir os utentes do Sistema.
“Exige-se hoje que tenhamos arquivos bem estruturados que nos permitirão testemunharmos e perpetuarmos todo um manancial documental de supremo valor da história da nossa instituição”, defendeu.
O Director do Seguro Social fez este pronunciamento, esta Segunda-feira, em Maputo, durante a abertura da capacitação em Gestão Documental e Matérias Classificadas, evento que junta, para além dos funcionários do INSS dos Serviços Centrais e das Delegações Provinciais, técnicos do sector de Trabalho, Emprego e Segurança Social.
Com a duração de quatro dias, a formação daqueles técnicos está a ser orientada por funcionários do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO) e da Comissão Nacional para a Implementação das Normas do Segredo do Estado (CPISE).
Serão matérias da capacitação, entre outras, a legislação sobre o Segredo do Estado, a Segurança Fiscal das Matérias Classificadas, os Planos de Classificação de Documentos e a Lei de Direito à Informação.